Maçonaria Regular - Regularidade de Origem

E-mail Imprimir
Índice do Artigo
Maçonaria Regular
Regularidade de Origem
Regularidade de Princípios
Todas as Páginas
 

Regularidade de Origem

Mas o termo REGULARIDADE, segundo a tradição universal, admite outras definições. A primeira é a regularidade de origem. Até o início do século passado três lojas, no mínimo, validavam a fundação de uma Potência Maçônica.

A primeira Potência Maçônica do Mundo

A Grande Loja Unida da Inglaterra, por exemplo, foi formada por quatro Lojas: Goose and Gridirom [O Ganso e a Grelha]; Crown ale house [A Coroa]; Aple tree [A Macieira] e Rummer and grapes [A Taça e as Uvas].

 

As regras para a criação de novas Obediências

Na metade do século 20 a exigência da regra universal para a criação de novas Obediências pulou para sete lojas. Por essa causa a Glória do Ocidente do Brasil adiou por três anos, de 1958, época do início dos trabalhos da primeira loja, até a criação da sétima loja unida com o mesmo propósito.

 

Lojas de Manaus se unem num mesmo Objetivo

Por essa causa a Glória do Ocidente do Brasil adiou por três anos, de 1958, época do início dos trabalhos da primeira loja, até a criação da sétima loja unida com o mesmo propósito.

 

A Glória do Ocidente nasce com a união de Sete Lojas

A Maçonaria Glória do Ocidente, seu primeiro nome, foi fundada como Obediência Maçônica Federativa, em Manaus, Amazonas, no dia 13 de novembro de 1961, com a adesão das Lojas Simbólicas: Glória Sobre as Trevas: Glória e Razão; Glória e Tolerância, Glória e Trabalho, Glória e Liberdade, Glória e Igualdade e Glória do Oriente Eterno.

 

 



 

Paramentos

Acesso Restrito