Maçonaria Regular

E-mail Imprimir
Índice do Artigo
Maçonaria Regular
Regularidade de Origem
Regularidade de Princípios
Todas as Páginas


O pensamento Maçônico segue por dois caminhos principais: a regularidade e a irregularidade. A Maçonaria regular é representada pela Grande Loja Unida da Inglaterra e a irregular, por um segmento da maçonaria francesa.

Estes conceitos têm origem na crença ou não em Deus. A Grande Loja da Inglaterra menciona em sua Constituição a fé em Deus como o Grande Arquiteto do Universo e, em conseqüência, o respeito à lei moral inspirada pelos manuscritos de Old Charges (Velhos Preceitos), posteriormente reproduzidos pelos Landmarks de Mackey.

O termo irregular atribuido à uma parte da maçonaria francesa tem origem em 1877 quando, em nome do liberalismo da cultura francesa, retirou dos seus Estatutos a menção ao nome de Deus. Foram quebradas outras regras da tradição maçônica universal suprimindo a Bíblia da ritualística das Lojas.

 

 


 

Regularidade de Origem

Mas o termo REGULARIDADE, segundo a tradição universal, admite outras definições. A primeira é a regularidade de origem. Até o início do século passado três lojas, no mínimo, validavam a fundação de uma Potência Maçônica.

A primeira Potência Maçônica do Mundo

A Grande Loja Unida da Inglaterra, por exemplo, foi formada por quatro Lojas: Goose and Gridirom [O Ganso e a Grelha]; Crown ale house [A Coroa]; Aple tree [A Macieira] e Rummer and grapes [A Taça e as Uvas].

 

As regras para a criação de novas Obediências

Na metade do século 20 a exigência da regra universal para a criação de novas Obediências pulou para sete lojas. Por essa causa a Glória do Ocidente do Brasil adiou por três anos, de 1958, época do início dos trabalhos da primeira loja, até a criação da sétima loja unida com o mesmo propósito.

 

Lojas de Manaus se unem num mesmo Objetivo

Por essa causa a Glória do Ocidente do Brasil adiou por três anos, de 1958, época do início dos trabalhos da primeira loja, até a criação da sétima loja unida com o mesmo propósito.

 

A Glória do Ocidente nasce com a união de Sete Lojas

A Maçonaria Glória do Ocidente, seu primeiro nome, foi fundada como Obediência Maçônica Federativa, em Manaus, Amazonas, no dia 13 de novembro de 1961, com a adesão das Lojas Simbólicas: Glória Sobre as Trevas: Glória e Razão; Glória e Tolerância, Glória e Trabalho, Glória e Liberdade, Glória e Igualdade e Glória do Oriente Eterno.

 

 


Regularidade de Princípios

A regularidade de princípios é outra exigência da praxe universal que a Glória do Ocidente do Brasil cumpre com rigor.

Ela só é garantida quando se cumpre rigorosamente com os usos e costumes tradicionais da Maçonaria. Por isso, a regularidade de princípios é importante para manter os trabalhos maçônicos dentro dos limites fixados pela Maçonaria Universal.

 

Princípios Maçônicos Corrigem Rumos

Cumprindo-se regularidade de princípios, à qual se obriga a Obediência, a Loja e os maçons, se evita os absurdos de práticas não maçônicas intra e extra loja.

 

O Ensino nas Lojas

As lojas da maçonaria universal já consolidaram um projeto pedagógico com base na imutabilidade dos conceitos da maçonaria operativa. Com a livre interpretação dos símbolos e alegorias maçônicas.

 

Os Símbolos Inspiram a Conduta do Maçom

A legalidade de princípios proíbe a substituição de símbolos e alegorias que não procedem da maçonaria primitiva, fonte da tradição da livre maçonaria.

Os símbolos da maçonaria são utilizados pelos atuais maçons, chamados especulativos, como inspiração a uma conduta moral correta em loja e fora dela.
 
 

Paramentos

Acesso Restrito