A Diversidade de Idéias

E-mail Imprimir
"É preciso planar sobre o que nós fazemos. É necessário saber muito mais por cima e por baixo, ao lado e de todos os lados, rodear o seu objeto e tornar-se o seu dono".  (Jules Michelet, historiador e escritor francês).

A Glória do Ocidente reconhece que a diversidade de idéias é imprescindível na formação das lojas maçônicas onde a atenção principal é o Ser Humano com suas crenças e convicções.

Também destaca, enquanto instituição filosófica e iniciática, o valor do pensamento como força viva do conhecimento, um dos códigos capaz de decifrar o coração do universo criado por Deus para ajudar o próximo.

Esta informação também é utilizada para interpretar o mundo maçônico ao iniciado. Nesse sentido a Loja é o símbolo do macrocosmo – o Universo – e do microcosmo – o Homem.

O conhecimento maçônico das preleções transmitidas em Loja Aberta imbrica em escolas que traduzem, por suas características peculiares, uma reflexão sobre a existência do homem. Tal percepção é individual e intransferível, levando o maçom, em seus estudos, a uma interpretação pessoal da vida.

Cada maçom, influenciado por suas crenças e convicções, adota uma dessas escolas. Por isso a Franco-Maçonaria Universal resume a sua filosofia em quatro escolas de pensamento:

A escola Antropológica estuda a evolução do ser humano com base nas suas características biológicas e culturais.

A oculta faz os seus estudos considerando o que não é manifesto; que é secreto e misterioso.

A Escola mística de caráter mais contemplativo, estuda as coisas divinas ou espirituais, com o foco nos símbolos e alegorias retirados da Bíblia e de outros livros sagrados.

A autêntica fundamenta suas pesquisas na essência da maçonaria universal; nos documentos existentes que comprovam a sua criação, como por exemplo, a origem da maçonaria inglesa e francesa, consideradas as reguladoras das atividades maçônicas no mundo.
 
{mosif usergroup!=public}
 
Escola Antropológica Escola Oculta

 

{endif}

 

{mosif usergroup=public}
 
Escola Antropológica* Escola Oculta*


 * Você precisa estar logado para acessar este conteúdo!

{endif}

 

 

Paramentos

Acesso Restrito