A Maçonaria do Mestre Queiroz

E-mail Imprimir

 

Manoel Queiroz Gomes
Manoel Queiroz Gomes

 

Essa é a loja em que os princípios de nossa passagem sobre o planeta terra são observados e cultuados, tendo como origem os ensinamentos que importamos da Maçonaria Universal. Estes princípios são provados no respeito à adversidade humana, seja ela econômica ou cultural.

Observamos o coração de nossos irmãos e o que dele se revela em suas atitudes. Conta bancária e escalada social não aumentam nem diminuem a importância do ser humano para a Glória do Ocidente do Brasil. Preocupamos quando um ou esses dois estágios são atingidos e não se traduzem na ação maçônica.

Essa é Glória do Ocidente, cujos genes remontam à cidade de Manaus, no Amazonas. O Mestre Maçom Manoel Queiroz Gomes, liderando outros irmãos - no final da década de 50 e início de 60 do século passado, ainda que não fosse o seu intento gerar qualquer outra obediência - deu vida à Loja Glória Sobre as Trevas, funcionando  no segundo andar de um prédio residencial.

Ainda que Queiroz Gomes, dissesse: "Não! Não nos entendem! Não queremos cisão, nem discórdia", dezenas de irmãos solicitaram filiação à Glória Sobre as Trevas e a iniciação de novos maçons se multiplicaram como o Milagre dos Pães.

A provável insegurança dos Dirigentes da Maçonaria do Estado do Amazonas, tornou morosa a liberação da Carta Constitutiva às novas Lojas que foram criadas.

Mestre Manoel Queiroz Gomes em busca de uma solução pacífica entre irmãos viajou para a cidade do Rio de Janeiro, porém, só havia predisposição de entendimento da parte de Mestre Manoel. O ortodoxismo maçônico falou mais alto.

Sem alternativas, foi preciso criar uma terceira Obediência Maçônica no Brasil para manter unidas as sete lojas. No dia 13 de novembro de 1961 é oficialmente criada a Maçonaria Glória do Ocidente, tendo como primeiro Grão Mestre Geral o seu fundador Manoel Queiroz Gomes.

As reações contra a terceira Obediência foram imediatas. Sábio, humilde, Mestre Manoel coloca-se à frente para assumir qualquer retaliação que pudesse atingir os filiados da nova Obediência.

A tramitação do processo que deveria expulsar Mestre Manoel navegou nas lides inquisitórias durante longos 24 anos e sem qualquer alarde ou comunicação oficial de improcedência é arquivado como se nunca estivesse existido.

Mestre Manoel morreu, em 1989, atingido pelos injustos desgastes morais provocados pela inquisição falsamente silenciosa de quase um quarto de século.

O reconhecimento internacional da Glória do Ocidente cresce a cada ano por todos os continentes da terra. Fraternalmente continuamos nosso trabalho de semear os preceitos da honra e da virtude. Em todas as situações e instâncias dessa dádiva de Deus que é a nossa Loja.

 

Paramentos

Acesso Restrito