Kleber Adorno
Kléber Adorno

Grão Mestre Geral

 

 

Kleber Adorno



Os dois caminhos da Glória do Ocidente do Brasil

E-mail Imprimir

SGMG Ir. Kleber Adorno

A Glória do Ocidente do Brasil caminhou nessas quase seis décadas de sua existência por via dual. Trafegou para dentro de si mesma, por um lado, na busca incessante de uma identidade perdida pelas organizações maçônicas brasileiras, buscando encontrar usos, costumes, valores e ética, esmaecidos pela falta de prática. Para tanto, promoveu e promove cursos, seminários, simpósios, presenciais e à distância, como forma de desenvolvimento de cultura humanística universal, conectada com a contemporaneidade. Nas mesmas atividades trabalhou saberes com o objetivo de fortalecer raízes sólidas constituídas pela luta e pela experiência humana, no afã de consolidar a tradição e perpetuar a ação de todos aqueles seres humanos e iluminados que construíram a maçonaria universal ao longo dos séculos.

Por outro lado, na mesma via dual, caminhou para fora de si mesma, expandindo suas fronteiras e se estendeu por territórios diversos nesse país continental que é o Brasil. Fez isso, e faz, entretanto, com discrição. A Glória do Ocidente, fiel aos conceitos de sua fundação, resistiu às tentações da autopromoção, do autoelogio, da luminosidade falsa, e persistiu, consciente das adversidades, com serenidade e, muitas vezes, resignação e humildade, na trilha serena e firme daqueles que sabem de onde vêm, onde estão e para onde vão.

Crescemos internamente e externamente de forma sólida. Isso só foi e é possível graças ao contínuo trabalho que desenvolvemos individual e coletivamente em nossa organização. Sustentamos a eficácia do princípio da solidariedade universal e somos conscientes que quando um melhora, todos nós nos aperfeiçoamos e, em razão disso, nos regozijamos na incessante busca do autoconhecimento e do aprimoramento pessoal. Aquele que não se fortalece nesse objetivo dura pouco entre nós. Por isso não somos líquidos, somos sólidos.

A estrutura legal da Glória do Ocidente emanada do movimento social que a constituiu dá a todos nós a segurança jurídica necessária para a regulação de uma organização que se sustenta em princípios fraternais. Os nossos manuais, rituais e outros documentos congêneres – sobre os quais temos a soberania – impedem as inúteis discussões divisionistas, tão presentes em outras organizações maçônicas. O nosso plano pedagógico e o plano de ensino em todos os graus, características fundamentais da Glória do Ocidente do Brasil desde a sua fundação, uniformiza nosso aprendizado sem retirar a necessária criatividade de nossos mestres, e impede a difusão de visões maniqueístas, de superstição, de preconceito e de ignorância.

 

A Glória do Ocidente ficou forte, muito forte, porque cada um de seus membros se fortaleceu. A raiz dela está fincada definitivamente em cada ser humano luminoso que a compõe. Por isso ela resistiu, resiste e resistirá, contra as forças obscurantistas que sempre tentaram se apropriar de nosso patrimônio humano, intelectual e material. Somos conscientes de que quanto maior é a Luz, maior é a sombra. Fiat Lux!

 

Paramentos

Acesso Restrito