1. A crença em Deus, o Grande Arquiteto do Universo.
2. Os compromissos de fidelidade maçônica são prestados sobre o Livro da Lei Sagrada (Bíblia) pelo qual é expressa a revelação Divina à qual se vincula a consciência do Maçom.
3. A Glória do Ocidente do Brasil não é uma religião, mas expressa nos Rituais a sua fé cristã.
4. Proíbe, no recinto das Lojas, as discussões sobre assuntos políticos-partidários e de religião.
5. É uma obediência exclusivamente masculina, mas não opõe obstáculos às obediências com formação diferentes.
6. A Glória do Ocidente do Brasil é soberana sobre as Lojas sob o seu controle, quer dizer, é um organismo responsável, independente e inteiramente autônomo, com autoridade sobre os graus simbólicos postos sob sua jurisdição, inclusive o Santo Real Arco, e ainda, sobre o Supremo Conselho MQG do Grau 33 do R.E.A.A.
7. As três Grandes Luzes da Maçonaria Universal são o Livro Sagrado (a Bíblia) o Esquadro e o Compasso. Serão sempre expostas durante as reuniões, sendo o Livro da Lei Sagrada a principal dessas Luzes. As Sagradas Escrituras são para governar a nossa Fé, o Esquadro regula as ações e o Compasso orienta o limite ético do maçom para com toda a humanidade, particularmente para com os Franco-Maçons.
8. Exclui das regras para o ingresso na Obediência os critérios elitistas para escolha de candidatos. O principio moral é a exigência para a admissão. A veste ritualística de uso obrigatório nas lojas é o balandrau na cor específica do grau.
9. Os Princípios dos “Antigos Limites”, de Alberto G. Mackey, a Constituição de Anderson, usos e costumes do Simbolismo Maçônico Universal são estritamente observados.
10. Afirma a prevalência do espírito sobre a matéria e proclama Deus como o Princípio Criador.