Em sua passagem pelo estado de Goiás, que durou sete dias, o Grão-Mestre de honra do Grande Oriente Lusitano, António Reis e sua esposa Izabel, visitaram as cidades de Goiás e Pirenópolis. Ele vieram especialmente para participar da XIV Conveção Nacional da Glória do Ocidente do Brasil, em Caldas Novas. António Reis, ex-Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano, atual presidente do Clipsas – Centro de Potências Maçônicas Signatárias do Apelo de Strasburgo – se emocionou com a história da Glória do Ocidente do Brasil.
Nesses dias de estreito relacionamento com a família da Glória do Ocidente o ilustre Mestre da maçonaria universal participou de todas as atividades cívicas, sociais e maçônicas durante os quatro dias da XIV Convenção Nacional. Acompanhado de sua esposa Izabel Reis, professora e historiadora portuguesa, buscou se inteirar de todas as etapas da Convenção Nacional e também da trajetória de meio século da Glória do Ocidente do Brasil. Aqui ele conheceu as joias da diversidade cultural da terceira Obediência brasileira, criada com os fundamentos sublimes e, ao mesmo tempo, rígidos da maçonaria inglesa. Entre estes fundamentos está a orientação teísta da aceitação da palavra de Deus e a revelação divina da Causa do mundo.
António Reis, enquanto Grão-Mestre, deu nova dimensão a maçonaria portuguesa frente à administração do Grande Oriente Lusitano. Fundado em 1.802, o GOL é a maior obediência de Portugal, tendo influenciado decisivamente a maçonaria brasileira no começo do século XIX. Por exemplo, José Bonifácio de Andrade e Silva – o Patriarca da Independência – foi iniciado numa Loja jurisdicionada ao GOL. Hipólito José da Costa, jornalista brasileiro que fundou o primeiro jornal brasileiro, Correio Brasiliense – editado em Londres, também foi iniciado no GOL. Outra passagem interessante de Hipólito José da Costa na maçonaria é que foi ele quem negociou e obteve o reconhecimento do Grande Oriente Lusitano junto à Grande Loja Unida da Inglaterra, abrindo, por meio deste fato histórico, o caminho para o reconhecimento da primeira Obediência maçônica brasileira.
António Reis e a esposa Izabel se encantaram com Goiás e com a Glória do Ocidente do Brasil, afirmando que jamais teve uma recepção maçônica tão calorosa como a que foi oferecida pela Maçonaria Glória do Ocidente do Brasil.